quinta-feira, 2 de março de 2017

Kuaray sensor: O sucesso do design thinking


Como vocês já devem saber, eu trabalho para o projeto Kuaray, uma iniciativa para combater o aquecimento global, através da medição e difusão do conhecimento sobre os efeitos do GHG (Gases do efeito "estufa").

O que não sabe é COMO nós trabalhamos e desenvolvemos todo um aparato tecnológico sustentável para suportar o Kuaray! Talvez, seja a hora de falarmos um pouco mais sobre o Processo.



Os requisitos do projeto eram muito específicos, e havia riscos envolvidos. Precisávamos ter uma maneira segura, confiável, barata, resistente e simples de medir os parâmetros necessários para acompanhar o "Efeito estufa". Além de temperatura e umidade do ar, precisávamos saber a quantidade de GHG presente na atmosfera (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e CFCs).

Desenvolvemos uma plataforma tecnológica, composta de:
  • Fonte de alimentação sustentável;
  • Hardware processador;
  • Software Open Source;
  • Plataforma de sensores.




Para chegar às conclusões sobre os requisitos e sobre o melhor conjunto tecnológico para esta plataforma, buscamos uma nova metodologia de pesquisa, que nos permitisse estudar melhor o nosso problema, nosso público alvo e nossas soluções: O Design Thinking.





E este foi o melhor livro que lemos, dentre vários outros. O que nos melhor orientou sobre como proceder, sobre os métodos, artefatos e "mindsets" necessários em cada etapa. Ele pode ser encontrado na Amazon e em várias livrarias pela Web.

 Mas o importante aqui não é o livro ou o Projeto Kuaray em si, mas o relato da nossa experiência bem sucedida até agora.

Entender, antes de definir

Uma das coisas boas do Design Thinking é a ênfase na Compreensão, antes da definição, com a correspondente mudança de "mindset". Muitos outros métodos de pesquisa e projeto, como o Scrum, por exemplo, colocam mais ênfase em "fazer" e "entregar", o que pode levar à conclusão precipitada.

Em nosso caso, entendemos o problema que tínhamos nas mãos: Como medir o efeito estufa de forma barata, segura e imparcial? A imparcialidade pode ser garantida pelo próprio princípio do Projeto Kuaray, que é dispensar apoio financeiro de qualquer parte. Não há convênios com Governo e nem com a iniciativa privada, são as pessoas comuns é que medirão e divulgarão os dados.

Mas, mesmo assim, precisávamos entender melhor o problema. O que significa medir 24 x 7 a qualidade do ar? Existem sensores práticos e baratos para isto, mas, atenderia aos nossos requisitos? Não.

O público alvo do Projeto Kuaray são as pessoas comuns, que desejam entender O QUE deve ser medido e COMO deve ser medido. Portanto, realizamos várias entrevistas e pesquisas, coletando sugestões e levantando listas de materiais disponíveis e seu custo.

Bridget Cogley

O excelente artigo de Bridget Cogley explica de maneira bem lúdica o processo de Design Thinking, que enfatiza a nossa mudança de atitude nas várias etapas do Processo criativo. Precisamos entender antes de definir, imaginar antes de prototipar, e testar antes de entregar. A ênfase não é na "entrega", como no Scrum, mas na criação da melhor solução possível, depois de compreendidos os parâmetros e restrições do Problema.






Um processo iterativo

Ninguém garante que a melhor solução será encontrada logo "de cara". É preciso entender, prototipar e testar diversas vezes, com diversas combinações, até que se chegue à melhor solução, considerando todas as restrições.

Atualmente, estamos com uma plataforma tecnológica em teste, que, aparentemente, atende bem às nossas restrições, que são:

  • Flexibilidade e poder de processamento: Raspberry PI;
  • Tecnologia aberta: Raspberry PI, Ubuntu, Node.JS;
  • Simplicidade: Requer um mínimo de montagem e um mínimo conhecimento de eletrônica básica;
  • Disponibilidade: Os componentes, incluindo os de energia solar, podem ser encontrados facilmente, seja no eBay, Mercado Livre ou Aliexpress;
  • Baixo custo: Os componentes podem ser adquiridos por menos de US$ 300,00.

Os resultados

Bem, os resultados falam por si. Estamos com uma plataforma tecnológica em teste, funcionando há quase 20 dias, medindo os parâmetros atmosféricos 24 x 7, suportando temperaturas de mais de 50 graus ao sol escaldante do Rio de Janeiro, sem conexão com rede elétrica, e funcionando com os resultados esperados.

Acreditamos que em breve poderemos liberar a especificação final e os resultados para publicação em nosso site, onde você poderá consultar os valores atualizados automaticamente.

O sucesso deste primeiro projeto foi, em grande parte, devido à mudança cultural e procedural que o Design Thinking nos possibilitou. Ele não é um método ou produto, mas uma mudança de postura e atitudes, na qual se busca a melhor solução e não "entregar mais rápido".

Com isto, economizamos tempo e recursos escassos, pois chegamos às soluções que efetivamente nos atendem, seguindo as restrições do nosso Problema.

Entender o problema ANTES de tentar resolve-lo! Essa é a principal mudança proposta pelo Design Thinking, e que difere essa Modalidade de outras, como o Scrum, por exemplo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário